Perguntas e Respostas

Nesta seção você poderá tirar dúvidas e conhecer questões que todos os usuários do EmailProspector enfrentam no seu cotidiano tanto sobre o software como sobre a atividade de E-mail Marketing.

-Perguntas de Usuários Iniciantes
O que é o EmailProspector ?
Para quem ele é útil ?
Qual a diferença dele para o OutLook, o Netscape Messager ou o Eudora ?
Eu preciso ter um domínio ou servidor para o EmailProspector funcionar ?
Eu não tenho uma lista de clientes. Como eu consigo uma ?
Quais os números de performance do EmailProspector
O que é um servidor SMTP ?
Posso transformar o meu programa atual de e-mail atual em servidor SMTP
Qual a diferença entre enviar mensagens através de um programa de e-mail (OutLook, Eudora, Messager) do envio através do EmailProspector ?
P
Posso ver screenshots (imagens) do programa funcionando ?

Alguém pode bloquear o meu envio de mensagens ?
Posso ver uma versão trial ou shareware ?
Posso mandar mensagens com imagens ?
O tamanho da mensagem interfere no EmailProspector ?
Há programas que suportam até 1000 conexões simultâneas. Por que o EmailProspector suporta no máximo 100 ?
Tenho uma lista de E-mail posso aproveitá-la no EmailProspector ?
Quero capturar endereços da Internet. O EmailProspector faz isso ?
Preciso pegar endereços que estão em uma revista. Tem como ?
Quando valido e-mails, alguém sabe que estou verificando a sua caixa postal ?
O que é SPAM ?
As mensagens enviadas pelo EmailProspector são SPAM ?
Como faço para que a minha mensagem não seja considerada SPAM ?
Enviar mensagens não-solicitadas é ilegal ? dá Multa ? 
Quem regulamenta as mensagens e de que tipo elas são ?
O que é MAPS ? Quem são ?
Há maneiras de esconder o remetente da mensagem no EmailProspector ?
Como faço para não receber as mensagens de retorno de erro ? e questões  técnicas sobre o Prospect

- Questões de Configuração
O que é servidor DNS ?
Por que o EmailProspector precisa do servidor DNS ?
Meu provedor de acesso tem servidor DNS ?
Como configuro o servidor DNS no EmailProspector 2.0 ?
Como configuro o servidor DNS no EmailProspector 1.11D ?
Quantas mensagens posso enviar na cópia de avaliação ?
Minha conexão é através de um Proxy. O EmailProspector funciona ?
O computador onde estou conectado usa outro computador para acesso a Internet.
Uso o Wingate para acesso a Internet. Posso usar o EmailProspector ?
Não consigo enviar mensagem ou validar: DNS não está respondendo.
Não consigo enviar mensagem ou validar: Conexão recusada.
Não consigo enviar mensagem: Erro de sintaxe.
Não consigo enviar mensagem: TimeOut.
Não consigo enviar mensagem: nada acontece.


- Questões de Performance
O EmailProspector demora muito para entregar mensagens.
Possuo uma conexão de 256kbs e consigo envia apenas 1000 mensagens por hora.
Uso ISDN e o EmailProspector trava no meio do envio.
O EmailProspector sempre trava ao passar do endereço 5000.
O EmailProspector enviar bem rápido nos primeiros 30 minutos e depois fica lento.
Não consigo enviar mensagens em determinados horários.
Como configuro o EmailProspector para a melhor performance possível ?
Quais as especificações técnicas para uso do EmailProspector ?
Não consigo usar 100 conexões simultâneas pois o computador/EmailProspector trava.
Usar o EmailProspector no Windows98 é melhor ou pior que no Windows2000/NT/XP ?
Ao usar conexão ADSL tenho a mesma performance que na minha linha dial-up .
Quantas mensagens por hora eu posso enviar com o EmailProspector ?

- Questões de envio de mensagem
As mensagens enviadas para determinados dominios demoram a aparecer, mesmo quando o Emailprospector indicar que já tenham sido entregues.
Não consigo enviar mensagens para determinado servidor.
Não consigo enviar mensagem pelo EmailProspector mas pelo OutLook ela vai.
As mensagens para o meu domínio não são entregues e para os outros são.
Qual a diferença entre erro grave e fatal ?
Uma lista quando validada é mais rápida para o envio ?
Tenho uma conexão ADSL e é possivel alguém conectar ao EmailProspector e enviar mensagens em grande quantidade para outros computadores ?
O EmailProspector trava exporadicamente sem motivo aparente.
O EmailProspector acusa falta de recursos e memória.

- Questões de Validação de Endereços.
O que é essa validação de endereços do EmailProspector ?
Não consigo validar certos endereços.
Meu endereço está ativo e o EmailProspector afirma que ele está inválido.
Todos os endereços de um domínio estão dando como inválidos.
Todos os endereços de um domínio estão dando como válidos.
Não consigo validar endereços de um determinado domínio.
Ao validar, os endereços dão como válidos mas ao enviar a conexão é recusada.
A validação é mais rápida ou mais lenta que o envio de mensagem ?
Valido até 50 mil endereços por hora mas o envio é bem mais lento.

- Questões operacionais do EmailProspector sobre mensagens.

As imagens da minha mensagem não são vistas pelos destinatários.
Não consigo ver as imagens da minha mensagem no OutLook.
Não tenho domínio para hospedar as minhas imagens contidas na mensagem.
Os campos adicionais não são exibidos na mensagem.
Não consigo visualizar a mensagem com os dados mesclados para envio.
Não consigo enviar mensagens com anexo.
Preciso enviar anexos. Como posso incluir anexos no EmailProspector ?
Preciso que os meus clientes vejam as imagens off-line como no Outlook.
O que/quem é o remetente da mensagem ?
O que é redirecionamento de resposta ?
Por que recebi mensagens de erro na minha caixa postal ?
O que é redirecionamento de erros ?
Como ocultar o IP da minha conexão e ficar anônimo ?
Como enviar mensagem apenas para os endereços que deram erros ?

Para maiores informações sobre criação de mensagem, consulte o HELP do EmailProspector que conta com informações detalhadas sobre este assunto.


- Questões Operacionais
O EmailProspector não está bloqueando endereços automaticamente.
Ao incluir endereços via mensagens o nome do remetente não é cadastrado.
O EmailProspector não recebe mensagens do HotMail.
As mensagens oepracionais não estão sendo enviadas.

O Que é o EmailProspector ?
EmailProspector é o primeiro software de envio de mensagens de e-mail em massa totalmente em português. Foi lançado em novembro de 1999 e de lá para cá tem sido adotado entre as maiores empresas do ramo e administradores de sites.

É a ferramenta mais completa para você que precisa utilizar o E-mail como arma moderna de marketing. Ele não apenas envia a mensagem mas funciona de maneira totalmente isolada pois é um servidor SMTP de email.
Além de enviar as mensagens ele poderá validar endereços para checar a existência dos mesmos. Veja os recursos completos na descrição do produto.

Para quem ele é útil ?
Este programa é extremamente útil para profissionais da web, pessoas que pretendem usar a internet para divulgar um produto ou serviço e empresas que precisam divulgar serviços ou estar sempre em contato através de e-mails com uma lista grande de clientes ou usuários dos seus serviços.

Qual a diferença dele para o OutLook, o Incredimail ou o Eudora ?
A principal diferença é que estes programas e o EmailProspector é que foram projetados para servirem de clientes de um servidor de e-mail. Eles não conseguem manipular uma lista com, por exemplo, 10.000 e-mails de forma segura e em tempo útil nem possuem recursos para manipular listas.
O EmailProspector entrega a mensagem diretamente no MailBox do destinatário e desta forma você fica sabendo do sucesso do envio de cada endereço.
Com seu sistema de pesquisa e filtragem você poderá rapidamente selecionar endereços, excluir endereços de servidores inexistentes e até validar e-mails. Desta forma você saberá se um determinado endereço de e-mail existe e se está realmente ativo sem enviar nenhuma mensagem.
Como os endereços estão constantemente em mudança ou passam por várias situação e status determinados pelo servidor de destino, se você enviar uma mensagem pelos meios mais convencionais não terá como saber de forma automática se ela foi recebida ou não, já que o seu servidor poderá ficar muito tempo numa operação de ping-pong com o servidor destino até desistir do envio e retornar uma mensagem de erro para você.

Eu preciso ter um domínio ou servidor para o EmailProspector funcionar ?
Não. A única coisa da qual você irá precisar é de uma conexão com a internet, seja discada (linha telefônica), linha de dados ou LAN.

Eu não tenho uma lista de clientes. Como eu consigo uma ?
Existem duas opções: você poderá comprar listas de terceiros ou criar as suas listas para as suas atividades. Temos outro software chamado WebScan que faz captura de e-mails na internet. A versão atual do EmailProspector não captura e-mails. VocÊ precisa de um sofwtare específico para isto com o Webscan.

Quais os números de performance do EmailProspector ?
O que determina a performance do EmailProspector é :

1- Sua velocidade de conexão/taxa de transferência (BandWidth)
2- Tráfego do seu provedor de acesso com a internet (caso use um provedor)
3- O Tamanho de sua mensagem
4- O Número de conexões simultâneas
5- Configuração de TimeOut do EmailProspector

Em testes comparativos chagamos aos seguintes números com uma mensagem de 2kbs de tamanho e 10.000 endereços de e-mails válidos (Velocidade de conexão de Upload).

Tabela Comparativa - Velocidade de conexão / Tempo
36 Kbs 2 Horas e 20 Minutos
56 Kbps 1 Hora e 10 Minutos
256 Kbps 20 Minutos
1MBps 3 Minutos

Na operação de envio não esta a simples transmissão da mensagem do seu computador para outro computador mas uma série de pequenas operações como a verificação do número IP de destino, verificação da existência do usuário, abertura do canal de comunicação etc. Para validar e-mails apenas, a operação é muito mais rápida pois não há envio de dados da mensagem.

Na área de download do site Emailprospector você pode efetuar o download de utilitários que irão informar sempre a sua real velocidade de conexão com a Internet e diagnosticar problemas. Existe ainda um utilitário específico para conexões ADSL/CABO.

O EmailProspector não possui limites de quantidade de envio. Ou seja, ele envia a quantidade que estiver disponível na lista para envio.



O que é um servidor SMTP ?
SMTP vem de Simple Mail Transfer Protocol. Um servidor SMTP é um programa que funciona recebendo requisições de clientes para enviar mensagem. Em outras palavras o seu programa de e-mail (Outloook, Messager, Eudora) envia a mensagem primeiro para um servidor que fica encarregado de fazer o trabalho de entregar a mensagem no destinatário. Uma espécie de carteiro eletrônico.


Posso transformar o meu programa atual de e-mail atual em servidor SMTP ?
Não. O seu programa de e-mail não foi projetado para isto.


Qual a diferença entre enviar mensagens através de um programa de e-mail qualquer (OutLook, Eudora, Messager) do envio através do EmailProspector ?
Quando você envia a mensagem através do seu programa convencional o envio é controlado pelo servidor SMTP do seu provedor ou do serviço que você assina. A depender da política de cada empresa, você é limitado a enviar apenas uma certa quantidade por dia. Além disto você não pode controlar quem recebeu ou não a sua mensagem. Pode apenas ler as mensagens de retorno e manualmente fazer a crítica do que ainda é válido na sua lista.
Em muitos casos, alguns provedores simplesmente não entregam todas as mensagens e você nunca fica sabendo disto pois não há como controlar estas atividades do seu programa de e-mail.

Com o EmailProspector, pelo fato dele ser um servidor SMTP, você envia as mensagens diretamente do seu computador para o servidor que irá receber as mensagens do seu destinatário. Você controla cada endereço podendo descartar facilmente os endereços que não estão ativos ou que apresentam erros.
Além disto, o EmailProspector possui recursos especiais para gerenciar a inclusão e exclusão automática de endereços de uma lista.

Posso ver screenshots (imagens) do programa funcionando ?
Clique aqui para ver as imagens do EmailProspector


Alguém pode bloquear o meu envio de mensagens ?
Há somente duas formas de bloquear uma mensagem de e-mail: No início dela, no servidor SMTP ou no final, no servidor que irá recebê-la. Como o EmailProspector é um servidor não há esta primeira possibilidade.
Já, a identificação no destino, o bloqueio sempre é feito pelo nome/endereço do remetente ou número IP do servidor, palavras-chave no assunto etc. O Nome do remetente (seu endereço de e-mail) pode ser facilmente configurado no EmailProspector e modificado também.

O número IP é atribuído a todo computador para transferência de dados via internet. Sem ele não há como ocorrer uma comunicação bidirecional (como o e-mail, browser etc). Basicamente há dois tipos de endereços IP para conexão: os dinâmicos e os estáticos.
Os dinâmicos são atribuídos a computadores que não possuem conexão permanente com a Internet e toda vez que eles se conectam um número IP é fornecido. Já os estáticos são endereços IPs atribuidos que sempre permanecem os mesmos, ou seja, após ligar e desligar (conectar ou desconectar) o número IP não se modifica. Geralmente computadores possuindo um conexão via cable-modem e placa de rede possuem esta configuração.
Em uma conexão DIAL-UP (via linha telefônica) o seu IP é dinâmico e provavelmente nunca é o mesmo. Desta forma fica complicado alguém bloquear as mensagens vindas do seu IP. Neste caso o máximo que se pode fazer é reclamar com o administrador da sua rede, geralmente o seu provedor de acesso.

O meu provedor de acesso pode bloquear as minhas mensagens enviadas pelo EmailProspector ?
Não pois você não estará utilizando os servidores dele. O seu computador será um servidor isolado.


Posso ver uma versão trial ou shareware ?
Clique aqui para para baixar uma cópia trial do EmailProspector.

Posso mandar mensagens com imagens ?
Sim. O EmailProspector é o único produto em sua categoria que possui embutido o seu próprio editor de mensagens com corretor ortográfico e geração em formato HTML. VocÊ pode facilmente inserir imagens no corpo da mensagem. Entretanto, devido as muitas restrições para envio de e-mails, é aconselhável que vocÊ use sempre o formato publicado de dados criando uma mensagem menor e que será visível pela maioria do usuários.

O tamanho da mensagem interfere no EmailProspector ?
Tudo o que se refere a tráfego na internet é afetado pelo tamanho da informação. Se você deseja mandar uma mensagem de 300kb levará muito mais tempo que uma mensagem de 3kb (Cem vezes menor). Em outras palavras quanto menor a sua mensagem menor o trabalho de envio e em menos tempo uma maior quantidade de mensagens são enviadas. Todos os programas e atividades são interferidas pelo tamanho da mensagem e velocidade de acesso.

Há programas que suportam até 1000 conexões simultâneas. Por que o EmailProspector suporta no máximo 100 ?
O EmailProspector foi projetado para a melhor performance possível e nas piores condições também. Portanto se ele pode mandar até 100 mensagens simultaneamente isto quer dizer que você deve ter uma conexão que suporte no mínimo 100 vezes o tamanho da sua mensagem de envio. O que é bem razoável.

Por exemplo: se a sua mensagem tem 4kb você deveria ter um acesso , no mínimo, de 400Kb/s de velocidade para upload (note: por segundo). Esta velocidade você não possui disponível em conexão Dial-up, ADSL ou ISDN.
Portanto, quando você encontrar no mercado programas que informam que conseguem transmitir 1000 mensagens simultâneas, saiba que está diante de algo completamente fora da realidade e, diríamos sem nenhuma dúvida, uma mentira. Faças os seus testes, caso ainda duvide e chame os nosso técnicos para averiguar este milagre tecnológico.

Tenho uma lista de E-mail posso aproveitá-la no EmailProspector ?
Sim. O EmailProspector possui várias maneiras de importar dados para as suas listas internas. A única exigência é que estes arquivos estejam em formato texto. Por exemplo, uma página da Web salva no seu computador nada mais é que um arquivo texto.

Quero capturar endereços da Internet. O EmailProspector faz isso ?
Sim. Ele possui módulos especiais para captura de endereços de sites e páginas on-line chamados de Agentes. Estes agentes estão disponíveis na versão Professional e Enterprise. Veja aqui maiores detalhes sobre versões. Dica: Copiar e colar em uma lista aberta efetua a captura de e-mails na memóia.

Preciso pegar endereços que estão em uma revista. Tem como ?
Sim. Basta "scanear" o texto e passar pelo reconhecimento de caracteres. Em seguida salve em um arquivo no formato texto e, através do EmailProspector, importe os endereços para uma lista. Não é necessário que os endereços estejam alinhados ou dispostos em colunas. O EmailProspector possui um avançado sistema de reconhecimento de padrões de e-mail que irá capturar em qualquer posição e alinhamento. VocÊ também pode copiar e colar qualquer texto com e-mail em uma lista aberta no programa.

Quando valido e-mails, alguém sabe que estou verificando a sua caixa postal ?
Não. Na verificação não há envio de mensagem para o mailbox e portanto não há nenhuma identificação ou rastro para deixado no servidor ou no mailbox do destinatário. Você não está "verificando a caixa postal" e sim apenas fazendo uma consulta no servidor remoto se aquela caixa postal existe ou não. Não há nada de ilegal nisto. No envio de qualquer mensagem esta operação é feita de qualquer forma.

O que é SPAM ?
Esta é uma pergunta que ninguém tem a resposta com clareza. A definição clássica é: SPAM é toda mensagem não solicitada. Outros classificam apenas as mensagens comerciais não solicitadas. Outros ainda como qualquer mensagem, mesmo daquele seu amigo mandando fotos ou daquela sua amiga sensível mandando mensagens com poemas como SPAM.
Em uma análise sem tomar nenhum partido criaram esta definição paradoxal apenas para confundir ou, devido a quantidade de mensagens dos mais diferentes tipos, não se poderia achar uma definição melhor. A verdade é que ninguém solicita receber nada, a iniciativa de uma comunicação parte da de quem quer comunicar. Da mesma forma que ninguém solicita o comercial da tv ou o anúncio na revista, apesar de se estar pagando por ambas na maioria absoluta dos casos.
De qualquer forma, se você enviar uma mensagem para alguém que não solicitou o envio prévio isto é SPAM para a maioria das pessoas. Mas do contrário, se você não enviar a mensagem, como esta pessoa saberá que você e o seu produto existem para solicitar ou não o envio ?
Por último, quem recebe a mensagem avalia o que é SPAM ou não.

As mensagens enviadas pelo EmailProspector são SPAM ?
Para fazer SPAM não é necessário um programa específico como o EmailProspector. Qualquer mensagem que você envie para alguém sendo que esta pessoa não mantém nenhuma relação com você pode ser considerada SPAM.
Em outras palavras, se você mandar 1000 mensagens pelo seu OutLook, Netscape Messager anunciando as suas aulas de violão é a mesma coisa que mandar por qualquer outro programa ou mandar apenas uma mensagem.

Como faço para que a minha mensagem não seja considerada SPAM ?
Não envie. Este é o único meio 100% seguro. Mas como você pode ver não faz nenhum sentido. Mesmo você tendo autorização, o usuário pode "esquecer" ou agir de má fé e acusá-lo de SPAM. Lembre-se: Enviar mensagem não é crime e muito menos SPAM implica em alguma forma de crime.

Como informamos nos itens anteriores o que é ou não é SPAM é da avaliação de quem recebe a mensagem já que o seu provedor de acesso não possui o direito de ler o seu correio eletrônico. E se o assim fizer estará violando a sua privacidade e sujeito a classificação em vários crimes no Brasil.

Em geral, para que a sua mensagem não seja considera SPAM basta enviá-la para pessoas que assinam um serviço ou participam de uma determinada lista sob o seu controle e as mesma optaram por participar dela. Assim você possui uma maneira de provar que ela optou pelo serviço. Mas como as pessoas poderiam optar por participar de algo que elas não conheceram a princípio ? Bem, sempre deve haver um primeiro SPAM. Não há como fugir disto. Caso contrário, experimente gastar alguns milhares de reais pagando Banners e anúncios em outros meios de comunicação que, a princípio, se você tiver este dinheiro, não faria o anúncio pela Internet, não e verdade ?

Outro detalhe importante é que colocar um anúncio no final da mensagem como o que segue não ajuda em nada:

** Esta mensagem é enviada com a complacência da nova legislação sobre correio eletrônico, Sessão 301 Parágrafo (A)(2)(C) decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo 105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM. Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido. Por isso, envie mensagem para patsilius@yahoo.com, com o assunto "REMOVER". NEVER SEND SPAM. IT IS BAD.

Nunca houve tal "congresso". O que ocorre é que o congresso americano quando abre as suas atividades atribui um ano como identificação de sua atividade. Por exemplo, este ano (2001-2002) os americanos estão sob a regência do 107º congresso constituído. Cada lei é endereçada a um congresso.

O que já aconteceu desde o 104º congresso (1998) são apresentadas "Bills" ( o que seria equivalente a nossa emenda de lei) que tentam regulamentar o assunto em nível federal já que em nível estadual não se obtém nenhum sucesso. No ano passado uma lei foi aprovada para apresentação e votação por uma sub-comissão mas perdeu no Senado. A mesma lei, com poucas modificações foi apresentada novamente e já foi aprovada pela sub-comissão e está para ser votada e encaminhada para o Senado. Por enquanto não existe nenhuma lei em nível federal nos EUA e muito menos no Brasil. As votações do congresso americano não possuem nenhuma relação com leis do Brasil.

O EmailProspector já foi projetado para atender todas as exigências das leis americanas, se aprovadas, como a exclusão automática conforme solicitação de usuário. Há sempre uma forte tendência de se seguir no resto do mundo o comportamento americano referente a Internet.

Enviar mensagens não-solicitadas é ilegal ? dá Multa ?
Não e Não. Imagine a seguinte cenário: pegar o telefone, discar um número aleatório e oferecer uma assinatura de revista é crime ? Não é crime no Brasil e muito menos nos EUA ou em outros paises. Muito menos se está violando algo ou a privacidade de alguém.
Muita gente no Brasil possui a idéia completamente errada e dão motivos ainda mais absurdos para o envio de mensagens não solicitadas ser considerado um crime.

O que é crime, e muitas pessoas usam o e-mail para isto, é anunciar ofertas de produtos e serviços que se descobrem como sendo golpes. Daí a confusão.

Outro crime é uma pessoa mandar via um servidor de uma empresa, sem a sua devida autorização, algo como 10 milhões de mensagens e estas gerarem uma quantidade absurda de mensagens de retorno que iriam simplesmente sobrecarregar os computadores de tal forma que as mensagens dos outros clientes não tivessem condições nenhuma de serem enviadas e recebidas.
Ou seja, este tal usuário está causando prejuízos para esta empresa uma vez que a mesma não pode cumprir com as suas obrigações contratuais com outras empresas. Neste caso, e concordamos completamente, a empresa tem todo o direito legal de tomar as providências contra este usuário e processá-lo pelos prejuízos causados.

Quem regulamenta as mensagens e de que tipo elas são ?
Não existe um órgão que regulamenta as mensagens da internet ou o teor das mesmas. Lembre-se que a internet não possui fronteiras físicas como os países e mesmo que fosse necessário, seria impossível surgir um dispositivo deste tipo pois ele não teria nenhum poder na prática.

O que é MAPS ? Quem são ?
MAPS vem de Mail Abuse Prevention System (Sistema de prevenção de abuso de correio).
O MAPS é controlado por uma empresa particular que simplesmente criou uma lista com as fontes de origem de SPAM da Internet. Desta forma, se uma das empresas que está nesta lista tentar enviar uma mensagem para um provedor que assina esta lista a sua mensagem será recusada. Note que isto é válido para o envio da mensagem, a recepção para a empresa listada continua procedendo da mesma forma.

Após este passo e com o poder crescente, eles resolveram que os provedores e empresas administradoras de redes que não seguissem as suas orientações impostas, também fossem incluídas na sua lista. Em outras palavras, se eles encontram grandes provedores que não seguem a sua política qualquer possoa pode denunciar este provedor para o MAPS e ter esta empresa bloqueada.

Para incluir alguém no MAPS (foram a possibilidade política cita anteriormente) você precisa do número IP de onde partiu a mensagem considerada SPAM, informação esta facilmente identificável no HEADER da mensagem. Dai em diante os critério não são bem claros visto que se trata de uma organização sem nenhum controle governamental e SEM nenhuma associação com o comitê gestor da internet nos EUA ou em qualquer país.

Como se pode ver, tanta arbitrariedade somente conduz a problemas de julgamento e já se tornou comum os casos onde um concorrente denuncia o outro para prejudicar os contatos deste com os seus clientes. No início as grandes cia. de informática e provedores americanos participavam adotando esta lista e como a coisa começou a ficar muito poderosa pois se passava a controlar quem podia ou não enviar mensagens, as empresas como AOL,a MSN-Hotmail e outras pararam de adotar a lista do MAPS e usar e manter as suas próprias listas.

Atualmente o MAPS vem sofrendo vários processos na justiça americana por conta de sua imparcialidade e por ter se tornado um empresa com poderes que não lhe dizem de respeito e nem de direito, visto que nem o próprio governo americano adotou tal prática.

Hoje esta empresa licencia um série de produtos com os seus dados e sua tecnologia e mais serão lançados. Espera-se para breve um sistema de filtragem escalonada que partiria do usuário que recebeu a mensagem registrando para o seu provedor e por último nos servidores do MAPS. Claro que os lucros serão deles se tal projeto funcionar.

Há maneiras de esconder o remetente da mensagem no EmailProspector ?

Sim. Cada mensagem precisa de um remetente e mas eles não precisam necessariamente existir. Note que as mensagens de erro e confirmação de recepção serão enviadas para o e-mail identificado na mesma. Em outras palavras você estará direcionando o fluxo de suas mensagens para outra fonte, o que é bom para evitar sobrecarga em seu e-mail verdadeiro.
Note que isto não é o mesmo que esconder a origem da mensagem. O seu número IP sempre será gravado por quem recebe a mensagem.

Como faço para não receber as mensagens de retorno de erro ?
Indique outro e-mail diferente do seu. Ou abra um conta num webmail e indique a mesma como remetente. As mensagens de retorno de erro são geradas pelos servidores de destinos e não pelo EmailProspector. Dai não haver nenhum controle sobre elas.


O que é servidor DNS ?
DNS= Domain Name Server = Servidor de Nomes de Domínio. É o computador/programa responsável por informar o endereço IP de outros computadores na Rede.

Por que o EmailProspector precisa do servidor DNS ?
Pelo fato de ser um servidor de E-mails, o Emailprospector precisa comunicar-se diretamente com eles. Para fazer estas conexões, ele precisa do endereço exato destes computadores para efetuar uma conexão direta com eles. Isto, somente um servidor DNS pode fornecer.
Ao conextar-se a Internet através de um provedor de acesso, sempre é atribuido um (ou mais) endereço de um servidor DNS para uso do seu computador. Poderíamos imaginar o servidor DNS como a "lista telefônica" da Internet.

Meu provedor de acesso tem servidor DNS ?
Sim. Caso você não use um provedor e possua uma rede com acesso direto, muito provavelmente você possua na sua própria rede um servidor DNS exclusivo. Ele visa agilizar as suas pesquisa na Internet.

Como configuro o servidor DNS no EmailProspector 2.0 ?
Veja estas informações em:
- No E-mail de confirmação de download do EmailProspector
- No Help do EmailProspector em Ajuda | Tópicos de Ajuda
- No Site www.emailprospector.com.br

Como configuro o servidor DNS no EmailProspector 1.11D ?
Veja estas informações em:
- No E-mail de confirmação de download do EmailProspector
- No Help do EmailProspector em Ajuda | Tópicos de Ajuda
- No Site www.emailprospector.com.br
Esta versão não é mais suportada pela DigiMind Softhouse.

Quantas mensagens posso enviar na cópia de avaliação ?
A cópia de avaliação permite apenas 50 mensagens de envio. ela também não permite a exportação de listas.

Minha conexão é através de um Proxy. O EmailProspector funciona ?
Usar o EmailProspector atrás de um proxy é como usar uma locomotiva atrás dos vagões. Além de perder a precisão de comunicação com alguns servidores, a operação de conexão será muito mais lenta. Um proxy existe para compartilhar acesso através de um computador e tornar mais rápida a requsição de certas páginas na web. Nada disso ajuda as conexões do EmailProspector pois. O ideal é que você utilize o EmailProspector diretamente no computador com conexão direta com a Internet. Resumido: numa boa administração de rede, não faz nenhum sentido colocar um servidor atrás de um proxy, muito menos um servidor de e-mails.

O computador aonde estou conectado usar outro computador para acesso a Internet.
Muito provavelmente você está usando um proxy para compartilhar a conexão. Não use o EmailProspector atrás de um proxy pois além de ter um péssimo serviço de envio de mensagens você nunca terá o mesmo nível de velocidade de uma conexão direta. Instale o EmailProspector no computador que está conectado diretamente à Internet.

Uso o Wingate para acesso a Internet. Posso usar o EmailProspector ?
Sim. Mas lembre-se: o Wingate também funciona com proxy e a performance é bem melhor sem ele. Instalar o EmailProspector no computador que você instalou como servidor do WinGate é a melhor solução e não nos computadores que acessam o wingate para acessar a Internet. Lembre-se: o EmailProspector é um servidor de E-mails.

Não consigo enviar mensagem ou validar: DNS não está respondendo.

Muito provavelmente os servidores configurados para uso do EmailProspector estão errados. Usando a versão 2.0 do EmailProspector no Windows2000 ou XP este erro é quase impossível de ocorrer. Já no Windows98 e Windows ME é bastante comum. Veja como configurar o servidor DNS no Help do Programa.
Outro motivo para isto é que você está usando um proxy para acesso a Internet e está compartilhando apenas alguns tipos de conexão. Veja maiores informações na documentação do seu programa Proxy ou no administrador da sua rede.

Não consigo enviar mensagem ou validar: Conexão recusada.
Se você tem mais de 10 endereços de domínios diversos em sua lista de testes e todos estão apresentando este mesmo erro, o sistema operacional não está se comunicando com os outros servidores. Conexão recusada significa exatamente que os outros computadores servidores não aceitaram a sua conexão ou que o sisteam operacional não conseguiu efetuar/criar nenhuma conexão com eles.
Verifique se você não possui firewall no seu computador que esteja bloqueando a conexão com outros computadores. Forneça outros endereços de outros domínios diversos. Você pode ter o seu domínio banido em um determinado endereço. Lembre-se, um firewall somente tem algum sentido em computadores que possuem servidores de dados (com os servidores HTTP). Não é o caso do EmailProspector.

Não consigo enviar mensagem: Erro de sintaxe.
A identificação do remetente da mensagem está errada. O remetente deve ser sempre no formato "Nome genérico"<endereço@domino.com>.
Nunca digite o endereço do remetente na mensagem e sim, crie as suas identidade e depois selecione no cabeçalho da mensagem.
Para criar identidade selecione no menu principal, Opções | Configurações | Identificação.

Não consigo enviar mensagem: TimeOut.
Ou você está com a conexão muito lenta ou esta usando o valor de TimeOut muito baixo. O TimeOut é um parâmetro que informa por quantos segundos o EmailProspector deve esperar por uma resposta de servidores remotos (que receberão as mensagens). Quanto mais baixo, mais rápido algumas mensagens serão entregues mais ao mesmo tempo, servidores mais lentos serão ignorados. Quanto mais alto menor a taxa de erros com servidores mais lentos mas, ao mesmo tempo, mais lenta será a tarefa geral de entrega/ validação de mensagens. Você deve ahcar um ponto de equilíbrio referente a sua velociadade de conexão e o tempo de espera. Geralmente 30 segundos é um valor ideal para começo. Caso use conexões de banda larga, esperimente baixar este valor para 25 ou 20 segundos.

Não consigo enviar mensagem: nada acontece.
Para enviar uma mensagem você deve:
1- Selecionar uma mensagem de envio
2- Selecionar o status dos endereços da lista. Veja no help do programa.
3- Selecionar a área da lista para envio (se toda a lista ou se somente da posição atual até o fim).



- Questões de performance

O EmailProspector demora muito para entregar mensagens.
Há diversos motivos para isto acontecer:
1- Quanto maior a mensagem mais lento é a entrega. Tudo na Internet se mede no seu tamanho em bytes. Portanto, se antes você envia uma mensagem de 4 kbs para a sua lista em uma hora e agora com uma mensagem de 25Kbs é muito mais demorado, isto é perfeitamente natural e esperado. Mensagens em HTML são maiores que texto. E tente manter a sua mensagem o mais objetiva e simples possível. Ninguém quer receber jornal através do E-Mail.
2- Se a mesma mensagem está demorando mais para mesma quantidade de destinatários as seguintes coisas podem ter acontecido: a- Servidores DNS com problemas, b- Sua conexão está com problemas, c- algum problema no banco de dados (Índices).
Soluções:
a-Verifique a sua configuração de servidores DNS. Caso uso o EmaiLProspector emuma rede, solicite ao técnico responsável uma veriicação nas configurações de sua máquina.
b-Existem na página de downloads utilitários para medir a sua velocidade de conexão. Instale um deles e faça uma nova operação de envio. Outro detalhe, caso use conexões ADSL indicamos o uso do Windows2000 ou XP. Estes sistemas operacionais são sensivelmente mais rápidos nestes tipos de conexão e mais estáveis.
c-Tente reparar o banco de dados. Acesse no menu principal Avançado | Reparo e Optimização de Arquivos.

Possuo uma conexão de 256kbs e consigo envia apenas 100 mensagens por hora.
A primeira coisa a fazer é verificar se realmente a sua conexão está oferecendo os anunciados 256kbs. Caso você use serviços de ADSL/CABO como Speedy, Virtua, Velox etc, estes serviços fazem compartilhamento de acesso e possuem na verdade duas velocidades: uma para download e outra para upload. Portanto, quando você assina um serviço de 256kbs irá notar que para upload você terá no máximo 128kbs e , se verificar o contrato, eles garantem apenas 10% deste valor como padrão.
Ao acessar uma página através do browser você não percebe a diferença mas ao usar um software que faz uso pesado da conexão transmitindo simultaneamente diversas mensagens, ai as diferenças aparecem.
Caso você não tenha experiência com servidores, note que, ao enviar mensagens para 20 conexões simultãneas (uma medida padrão) é o equivalente a abrir simultaneamente vinte páginas de 20 sites diferentes exatamente ao mesmo tempo. Isto sem contar que a sua velocidade de upload é com frequencia 20 vezes menor que a sua velcidade de upload.
Outro motivo da lentidão é o uso de servidores DNS configurados erroneamente. Caso você tenha dois servidores cadastrados, exclua um e teste o outro separadamente. entre em contato com seu provedor para se certificar que os números IPs estão corretos.
Em alguns horários, estes tipos de conexão apresentam extrema demora. Geralmente das 9:00hs às 12:00hs e das 17:00hs às 22:00hs. Tente usar fora do horário de pico.
Em todos os casos, instale um utilitário para monitorar a sua velocidade de conexão. Caso ela esteja abaixo de 30Kbs para upload, reclame com a operadora do seu serviço.

Uso ISDN e o EmailProspector trava no meio do envio.
A conexão ISDN é muito semelhante em tecnologia a uma conexão dial-up convencional com a vantagem que a sua banda não é compartilhada com outros usuário e a desvantagem do pagamento de pulsos em vez de uma taxa única. Como a linha dial-up ela está sujeita a interrupções e queda da conexão. Ao contrário da conexão ADSL aonde resetar o modem pode resolver imediatamente, em linhas ISDN você deve efetuar uma nova conexão. Tente fugir de conexões ISDN pelo simples fato delas serem de péssima qualidade e muito caras.

O EmailProspector sempre trava ao passar do endereço 5000.
Pode ser 5000 ou um outro número específico qualquer. Este erro pode ser causado, na sua maioria, por problemas no banco de dados aonde reparar o arquivo pode resolver bem como por problemas de recurso do windows. Este é por sinal um problema frequente do Windows98. Caso esteja usando o windows2000 ou XP considere a primeira possibilidade.
Antes de tomar qualquer providência, mude a quantidade de paginação de endereços. A paginação de endereços espécifica quantos endereços em uma lista serão carregados para a memória antes de envia rmensagens. Por exemplo, em uma lista de 100.000 endereços de com a paginação de 2.000, indica que o EmailProspector irá carregar 2.000 em 2.000 endereços até completar o total de 100.000 endereços. Este recurso é apenas para não sobrecarregar a quantidade de uso de memória em computadores menos potentes.
Caso continue apresentando o memso problema, recupere o último backup.

O EmailProspector enviar bem rápido nos primeiros 30 minutos e depois fica lento.
A sua conexão está perdendo performance ou o Windows não está liberando recursos para o EmailProspector. Este é um problema frequente de conexões ADSL/Cabo. Tente resetar o modem e ver se a velocidade volta ao normal.
Caso o problema não seja a conexão, experimente fazer uma nova instalação do sistema operacional. Isto também é um problema muito frequente do Windows98.

Não consigo enviar mensagens em determinados horários.
Este é um problema frequente em conexões ADSL/Cabo. Evite enviar mensagens em horários de pico.

Como configuro o EmailProspector para a melhor performance possível ?
A configuração ideal depende do tipo de equipamente que você utiliza, a quantidade de memória e a sua conexão com a Internet. Quanto maiores estes valores e mais modernos forem o seu processador e o sistema operacional, melhor será as operações e mais rápida serão as entregas de mensagens. O Emailprospector 2.0 foi projetado para trabalhar com máxima performance nos sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP.
Como exemplo: Em um computador Pentium III de 256 MB de memória rodando o windows XP e uma conexão com velocidade de upload acima de 256Kbs, use 50 conexões simultâneas e 5000 de paginação.
Caso use um Pentium II com 128MB de memória rodando o Windows2000 e dial-up, use 20 conexões simultâneas e 1000 de paginação.

Quais as especificações técnicas para uso do EmailProspector ?
EmailProspector Versão 2.0 - Pentium II com 128Mb de memória e acesso direto a Internet. Evite o uso de proxy para a boa performance do programa.

Não consigo usar 100 conexões simultâneas pois o computador/EmailProspector trava.
Para usar esta quantidade de conexões você de ter um computador com no mínimo 256Mb de memória RAM e uma conexão de alta velocidade. Você nunca irá atingir esta performance em uma conexão ADSL/CABO. Imagine que 100 conexões simultâneas equivalem a você acessar 100 sites diferentes da web com a página inicial do tamanho da sua mensagem. É muita coisa !
Comece usando algo em torno de 50 conexões e vá aumentando conforme envia mensagens. Um número muito alto de conexões pode levar o Windows a não suportar abrir tantos canais de comunicação com os outros servidores e acusar o erro Conexão Recusada.

Usar o EmailProspector no Windows98 é melhor ou pior que no Windows2000/NT/XP ?
A versão 2.0 do EmailProspector foi projetada para trabalhar com o Windows2000 ou XP. Alguns recursos não funcionarão ou funcionarão com instabilidade no Windows98.
Em conexões ADSL/CABO a diferença é bem maior. Experimente e você notará que o uso do windows 2000/XP é bem mais eficiente nestes tipos.

Ao usar conexão ADSL tenho a mesma performance que na minha linha dial-up.
A sua conexão ADSL está um lixo ! Reclame com a sua operadora.

Quantas mensagens por hora eu posso enviar com o EmailProspector ?
Este é um item que diferencia o EmailProspector de outros programas. Em primeiro lugar, não é possível afirmar quantas mensagens você irá enviar em determiando dia e horário pois não há como prevermos isto.
Ao usar a Internet você deve ter em mente que toda transmissão de dados é medida em relação ao seu tamanho. Desta forma, transmitir uma mensagem de 20Kb demora n segundos enquanto uma de 60Kb irá demorar, no mínimo, n x 3 vezes mais. Quanto menor a sua mensagem mais rápida ela será transmitida.
Mas não é apenas este fator que influencia. Há a questão da velocidade de transmissão. Esta variante muda conforme o seu plano de acesso ou tipo de conexão do seu plano de acesso a Internet. Dai ser praticamente impossível para nós afirmamos quantas mensagens por hora você poderá transmitir se não sabemos que tipo de conexão você tem e muito menos o tamanho da mensagem. Desconfie de qualquer produto ou empresa que atesta que você transmitirá tantas mil mensagens por hora sem conhecer o seu caso em particular.
Em testes feitos, com velocidade de upload constante de 128Kbs, conseguimos transmitir até 20.000 mensagens por hora. Importante: esta mensagem tinha o tamanho de 2Kb.
Claro, se colocarmos uma mensagem maior, mais tempo será consumido para transmitir a mensagem. E também se usarmos uma conexão mais rápida, poderiamos enviar a mesma mensagem em um tempo bem inferior.
Além destes detalhes o EmailProspector é o único que possui a tecnologia de cache de DNS o que possibilita mais velocidade de envio e validação de endereços. Esta tecnologia mostra a sua superioridade com uma lista heterogênea. Compare com outros programas e você irá notar que nenhum é mais rápido para o envio e validação.
Portanto, questão é simples: mensagem menor, envio mais rápido, conexão mais rápida, envio mais rápido ainda.




- Questões de envio de mensagem

As mensagens enviadas para determinados domínios demoram a aparecer mesmo tendo o Emailprospector indicado que já estavam disponíveis.
Ao indica "Mensagem já disponível no MailBox", o EmailProspector quer dizer que a mensagem já foi entregue ao servidor responsável do domínio e está "nas mãos" dele disponibilizar para o usuário. Isto implica que o usuário deve se conectar ao servidor para receber a mensagem finalmente.
Existem diversos tipos de servidores e diversas formas de implementar os serviços de e-mails. Não há como garantir em quanto tempo uma mensagem estará disponível em uma caixa postal após a entrega pois isto depende do servidor que recebe a mensagem.
Alguns servidores, ao receber uma mensagem, fazem a verificação de virus na mesma. Outros passam a mensagem por filtros e análise do conteúdo (o que é ilegal mas feito pela maioria dos grandes provedores sem o conhecimento dos usuários).
É comum alguns webmails levarem mais tempo do que servidores convencionais ou de menor porte pelos motivos acima explicados. Outro detalhe é que em alguns horários a demora é frequente. Lembre-se: Esta demora é de apenas alguns minutos (algo dentre 2 ou 10 minutos), qualquer coisa superior a isto já indica outras situações.

Não consigo enviar mensagens para determinado servidor.
Tente mudar a identificação do EmailProspector. Acesse no menu principal Avançado | Configurações | Identificação. Mude o item identificação do servidor EmailProspector. Coloque, por exemplo, smtp.seudomínio.com.br ou qualquer outro de sua escolha. Lembre-se que alguns servidores fazem verificação reversa do domínio em relação ao número ip. Em outras palavras, eles somente aceitam mensagens que relamente venham de um determinado domínio.
Você pode também estar com o número IP bloqueado por este servidor. Experimente enviar mensagens através de uma conexão dial-up com o BRFree,Tutopia etc. Caso as mensagens sejam entregues sem problemas, bingo ! Não há nada que você possa fazer a não ser enviar uma mensagens ao administrador do domínio pedindo para liberar o seu IP e aguardar a sua boa vontade. Isto é comum com grandes sites.

Não consigo enviar mensagem pelo EmailProspector mas pelo OutLook ela vai.
Enviar mensagem pelo OutLook não tem nenhuma relação com o envio através do EmailProspector. O OutLook (ou qualquer outro programa cliente de e-mails) passa a tarefa de entrega para um outro computador e por sua vez ele já esta devidamente instalado e configurado e com condições ideais para esta tarefa.
O EmailProspector faz o papel deste mesmo servidor só que diretamente do seu computador que deve estar configurado e em condições ideais para esta tarefa também.
Da mesma forma que os provedores não colocam qualquer computador para servidor de e-mails e muito menos usam o Windows98 para ser servidor, você deve ter um computador com condições ideais para executar o EmailProspector.
O fato de não conseguir enviar mensagens do EmailProspector implica:
1- Problemas de configuração. Veja como configurar aqui.
2- Você usar um proxy para acessar a Internet. Esta configuração não é a mais indicada e solicite ao técnico que instalou e configurou a sua rede a devida instalação e configuração do EmailProspector.
3- Use de firewall: Muita gente exagera no uso de firewall pensando que no simples fato de ter um computador conectado a Internet implicará na invasão imediata por hackers. Use o firewall no servidor da sua rede e configure corretamente para que as outras estações possam enviar pacotes de dados sem problemas através das portaras mais comuns.

A mensagens para o meu domínio não são entregues e para os outros são.
Isto se deve a problemas de configuração da sua rede. Geralmente ocorre quando você possui um servidor de e-mails na sua rede e o EmailProspector não consegue enviar mensagens diretamente para ele pois o seu servidor DNS não passa referências ou outro motivo adverso. A menos que você não tenha a intenção de usar o EmaiLProspector para mandar mensagens para você mesmo, ignore completamente este problema. Faça testes com domínios externos.
Caso o seu domínio está hospedados em um provedor de conteúdo que não está na sua rede IP então verifique com este provedor se eles não possuem nenhum tipo de filtro.

Qual a diferença entre erro grave e fatal ?
Erros graves são situações de erro que podem ser contornadas no futuro como MailBox cheio, servidor ocupado, sem espaço para alocação etc.. Erro Fatal é quando se retornou que um endereço não existe mais em um certo domínio, erro na transação com o servidor etc. De uma maneira bem simples, os erros graves em um novo reprocessamento poderão não mais existir enquanto os erros fatais podem perdurar e se tornar uma situação constante.

Uma lista quando validada é mais rápida para o envio ?
Muito mais rápida. Quando uma lista não está validada o programa irá perder tempo validando endereço e verificando dados referente a existência de cada um. Estes inexistentes atrasam o processo do outros endereços. Sem a existência deles, a lista será processada muito mais rapidamente.
Os número que divulgamos de performance são com listas cujo os endereços são válidos.
.


Tenho uma conexão ADSL e é possivel alguém conectar ao EmailProspector e enviar mensagens em grande quantidade para outros computadores ?
Este recurso chama-se relaying. O EmailProspector não faz esta operação. É um servidor que funciona única e exclusivamente para você e no seu computador.
Quando envio uma mensagem, a maioria dos endereços da erro: Sintaxe não suportada.
Você está enviando uma mensagem cujo o remetente da mesma está formatado de forma inválida. Aborte o procedimento e abra novamente a mensagem no editor de mensagens e verifique se o remetente da mesma não está neste formato:
"Seu Nome"<seuemail@seusite.xxx.xx>
Caso esteja diferente, no menu Opções | Configurações | Identidade, cadastre de forma correta uma identidade e retorne ao editor de mensagens selecionando a identidade que você cadastrou.
Quando efetuo o download de mensagens todas retornam em uma única conta.
Na verdade você não possui contas mas aliases para uma única conta. Defina junto ao seu servidor de e-mails contas separadas para estas operações (separadas que tenham logins diferentes) e tudo estará funcionando perfeitamente.

O EmailProspector trava exporadicamente sem motivo aparente.
O EmailProspector não é um programa como a maioria dos que você deve estar acostumado a utilizar. Em prieiro lugar ele é um servidor multitarefa. Isto significa que ele entrega diversas mensagens simultaneamente.
Veja os itens abaixo:
1- Em primeiro lugar, ele faz uso intenso do HD do seu computador e caso esteja usando outros programas que gravam grande quantidade de dados de uma vez (programas gráficos, games, gerenciadores de bancos de dados etc), pode e deve ocorrer travamentos exporádicos. Use apenas o EmailProspector , de preferência no servidor da sua rede.
2-Outro motivo é a falta de memória. Um mínimo de 128MB é necessário para executar todas as funções do EmailProspector e usar listas em um tempo razoável.
3-Não ative o desligamento de periféricos ao usar o EmailProspector por longos períodos. Isto simplesmente derruba o programa.
4-Não use o Windows98. Use no mínimo o Windows2000.
5-O uso contínuo do computador pode ocasionar superaquecimento do processador. Verifique se a sua CPU não está superaquecendo.
6-Certos servidores ao peceberem um envio massivo de e-mails para eles, costumam usar contra-medidas para derrubar os servidores de origem. Isto acontece com servidores pequenos aonde os administradores são "metidos" a hackers. É possível derrubar o seu computador usando várias ferramentas de ataque e consequentemente o EmailProspector. Isto é um caso muito raro.
7-Se ao travar o sistema operacional exibir uma tela AZUL com caracteres em modo texto, isto indica que o seu Windows está danificado e algumas das DLL do sistema não estão sendo mais acessadas. Isto também pode implicar em problemas de HD. Você está executando o Windows 98 ou Windows ME que não são aconselhados para o EmailProspector 2.0.
8-Se ao travar o sistema operacional exibir uma tela acusando "esvazimento de pilha", isto indica um problema de memória (Hardware) ou superaquecimento do processador.
9-Se ao abortar uma lista o EmailProspector travar, provavelmente você está usando o Windows98. Considere um upgrade para o Windows2000.
10- Ao usar o EmailProspector no Windows2000 verifique se o mesmo foi instalado como usuário Administrador.
11- Caso esteja já tendo problemas com o Internet Explorer (travamentos etc) os mesmos se repetirão no EmailProspector pois ele é utilizado em vários agentes e operações. Reinstale o Sistema Operacional e instale a versão mais recente do Internet Explorer .
12- Por utilizar no mínimo 256 cores e resolução de 800x600, algumas placas de vídeo com problemas podem travar no uso do EmailProspector. Experimente usar outra placa de vídeo ou outro computador.
13- Caso use ADSL, recomendamos o uso do Windows2000.
14- Problemas no Banco de dados podem levar a travamento do programa.Tente reparar o banco de dados. Caso não resolva, recupere o BackUp ou reinstale o programa.

O EmailProspector acusa falta de recursos e memória.
Há um indicador no EmailProspector que analisa a quantidade disponível para uso. Caso um aviso seja exibido, feche outros programas mantendo apenas o EmailProspector.


- Questões de Validação de Endereços.

O que é essa validação de endereços do EmailProspector ?
Ao validar endereços o EmailProspector iniciar uma comunicação com os servidores de destino para verificar a existência de um endereço. Não podemos fornecer maiores detalhes sobre esta operação por envolver recursos exclusivos do EmailProspector.

Não consigo validar certos endereços.
Alguns servidores não suportam a validação. Alguns outros servidores possuem recursos exatamente para evitar validações de endreços. Não há nada que você possa fazer a não ser enviar uma mensagem para realmente confirma a situação destes endereços nestes casos.

Meu endereço está ativo e o EmailProspector afirma que ele está inválido.
Provavelmente o seu servidor de e-mails não suporta validações. Esta é a única explicação. Se ele não está validando nenhum outro endereço de outros servidores, verifique as configurações do seu programa.

Todos os endereços de um domínio estão dando como inválidos.
Alguns servidores não suportam validações. É comum quando todos os endereços retornam como inválidos ou válidos.

Todos os endereços de um domínio estão dando como válidos.
Alguns servidores não suportam validações. É comum quando todos os endereços retornam como inválidos ou válidos.

Não consigo validar endereços de um determinado domínio.
Alguns servidores não suportam validações. É comum quando todos os endereços retornam como inválidos ou válidos. Verifique que erro está sendo descrito no status do e-mail e informe ao nosso suporte técnico.

Ao validar, os endereços dão como válidos mas ao enviar a conexão é recusada.
Se isto ocorre apenas em um servidor específico, provavelmente ele está bloqueando o recebimento de suas mensagens. Se todos os endereços estão dando este erro, independente do servidor de destino, verifique as configurações de identificação do EmailProspector e do remetente da mensagem.


A validação é mais rápida ou mais lenta que o envio de mensagem ?
Mais rápida pois a validação não envia mensagem.

Valido até 50 mil endereços por hora mas o envio é bem mais lento.
A validação não envia mensagem. A velocidade de entrega de mensagens depende do tamanho dela.

 

- Questões operacionais do EmailProspector sobre mensagens.

As imagens da minha mensagem não são vistas pelos destinatários.
Ao enviar mensagens HTML com imagens você deve fazer a referência completa ao endereço da imagem. A grande maioria dos programas editores de HTML faz apenas a referência relativa ao endereço devido ao fato deles gerenciarem completamente o seu site off-line.
Um ponto importante é que estes programas foram projetados para gerenciar sites e não para criar mensagens de e-mail em formato HTML. Por isso uma mensagem de e-mail que é lida no computador do destinatários e não em um site da web deve ter as referências dos seus arquivos corretamente definidas para a visualização.
Resumindo, o endereço correto de uma imagem em uma mensagem de e-mail é como no exemplo: http://www.seusite.com.br/images/figura.jpg e não /images/figura.jpg como a maioria dos programas editores de HTML irá definir.



Não consigo ver as imagens da minha mensagem no OutLook.
Muito provavelmente as imagens estão definidas de forma errada. Verifique as definições do outlook e confirme se ele não esta forçando a exibição da mensagem sempre em modo texto.

Não tenho domínio para hospedar as minhas imagens contidas na mensagem.
Arranje um ou hospede em um site gratuito com HPG, Vila Bol ou Yahoo.

Os campos adicionais não são exibidos na mensagem.
Verifique se os dados estão realemnte disponíveis para mesclagem abrindo a lista e selecionando a opção Opções | Campos adicionais. Caso eles estejam devidamente configurados e sendo exibidos, verifique se a referência aos nomes dos campos está correta.
Todo nome de campo é delimitado por chaves e não possui espaços. Exemplo: {nome}, {e-mail}.


Não consigo visualizar a mensagem com os dados mesclados para envio.
Selecione a lista no editor para a mesclagem. Veja o help do programa.

Não consigo enviar mensagens com anexo.
O EmailPospector envia arquivos em anexo mas não há necessidade deste tipo de operação em um programa de envio em massa de mensagens. Se vocÊ precisa enviar o mesmo arquivo para milhares de pessoas, por que não colocar este arquivo em um site e fazer referência a ele através de um link.

Outro motivo muito importante é que ninguém aceita anexos, principalmente de desconhecidos.

Preciso enviar anexos. Como posso incluir anexos no EmailProspector ?
O no editor do EmailProspector abra a mensagem e selecione Comandos , Incluir anexo.

Não há razão para enviar anexos em massa. Além da transmissão se tornar muito lenta pois o mesmo arquivo será transmitidos milhares de vezes, ninguém aceita mais receber anexos de desconhecidos devido aos problemas de vírus.

Preciso que os meus clientes vejam as imagens off-line como no Outlook.
Crie a mensagem no editor do EmailProspector e prepare ela para o formato Embutido. Os arquivos de imagem serão embutidos e mesclados com o texto. Note que isto torna em muitos casos a mensagem muito grande.

O que/quem é o remetente da mensagem ?
O remetente é a identificação de quem enviou a mensagem. O remetente é definido no formato "Nome do Remetente"<endereco@site.com.br>. Para definir identidades e usá-las como remetentes dos seus programas, acesse a configuração do programa e selecione a ABA Identificação.

O que é redirecionamento de resposta ?
As respostas irão para o endereço indicado no cabeçalho da mensagem em vez do endereço do remetente. Isto assegura que você irá receber a mensagem no local correto em vez da mesma caixa postal do remetente.

Por que recebi mensagens de erro na minha caixa postal ?
Porque você não definiu um endereço para receber erros e eles estão indo para o endereço do remetente. Veja o HELP do EmailProspector para maiores detalhes.


O que é redirecionamento de erros ?
Ao enviar mensagens e os destinatários apresentarem erro no recebimento da mensagem, o servidores de destino irão notificar o remetente do problema.

Como ocultar o IP da minha conexão e ficar anônimo ?
O seu IP é garavado no cabeçalho da mensagem pelo servidor que a recebe. Não é o EmailProspector que inclui o seu IP.
De forma bem direta, não há forma de ocultar perfeitamente o IP de quem transmitiu a mensagem. O bom técnico sempre possui formas e ferramentas que possibilitam rastrear com precisão a origem da mensagem.

Como enviar mensagem apenas para os endereços que deram erros ?
Selecione o status e envie. Você pode definir quantas vezes o e EmailProspector irá tentar enviar mensagens novamente para os endereços com erros.

Retornar para página principal | Início