Instalação em Rede


Você pode usar o EmailProspector em uma estação da sua rede doméstica ou corporativa desde que as portas de conexão estejam corretamente configuradas e livres para uso.

É muito comum, ao instalar uma rede, o adminstrador instala/ativa FireWalls ou Proxy. Estes serviços ajudam na segurança da rede bem como na velocidade de recuperação de dados na Internet mas podem atrapalhar um servidor de e-mails como o EmailProspector em sua utilização sob os seus domínios.

Para a melhor performance em rede, indicamos a instalação do EmailProspector no seu servidor de rede, no mesmo computador que recebe o sinal da Internet, caso utilize algum serviço ADSL ou Cabo.

Nesta configuração, os sinais de dados do EmailProspector encontrarão menos obstáculos até o servidor do destinatário, o que resulta em um ganho de performance sensível para o envio de grandes listas de e-mails.

Se você esta instalando o EmailProspector em um computador que acessa a Internet através da sua rede e não consegue enviar nenhuma mensagem, muito provavelmente você possui as portas de acesso bloqueadas por motivos de segurança (o erro mais comum será TimeOut na conexão). Ao instalar uma rede WindowsXP doméstica ou de pequeno porte, esta é a configuração padrão.

Portas
Toda comunicação na Internet funciona através de portas que agem de forma análoga aos canais de uma tv. Desta forma, o browser usa uma porta , o programa para receber e enviar e-mails usa outra porta distinta e assim por diante.

O EmailProspector faz uso de diversas portas como a 25 (serviço SMTP), a porta 110 (Receber Mensagens), a 53 para Consultar DNS etc. Estas portas devem estar devidamente configuradas pelo seu software de gerencimento de rede ou totalmente liberadas na estação onde será feito o uso do EmailProspector.

Abaixo, a lista de portas usadas pelo EmailProspector em sua versão Enterprise com todos os recursos disponíveis.

Porta Recurso
25
SMTP - Servidor EmailProspector
53
Servidor DNS da sua Rede/Provedor
80
Agente BrowseCap, Agente WhoisExplorer, Agente WebScan
110
Mensagens de Retorno
119
Agente NewsScanner
 

Rede com o Windows Xp/Windows2000
No WindowsXp, selecione Painel de Controle | Conexões da rede e em seguida a conexão (geralmente a placa de rede) com o seu servidor. Clique com o botão direito e selecione Propriedades e depois em Configurações.

Uma tela será exibida para indica quais portas devem ser mapeadas/liberadas para evitar o firewall do servidor. Indique todas as portas acima listadas.
Você precisará do nome do servidor da rede ou do seu número IP. Solicite esta informação com o administrador da rede caso não saiba como obtê-la.


Não é necessário usar um firewall no servidor e outro na sua estação se o seu acesso a Internet é somente através do servidor. Da mesma forma que você não deve colocar um firewall para a sua conexão do servidor com a rede interna.

Se você usa switchs ou routers diretamente na entrada do sinal da Internet consulte o manual do fabricante sobre o uso portas.

Vírus
Uma preocupação constante de quem gerencia rede é o ataque por vírus. Este é um problema que você não precisa se preocupar ao usar o EmailProspector. Em primeiro lugar que não há nenhuma integração com os softwares do MS-Office evitando o ataque dos virus de e-mails. Em segundo lugar, ao baixar qualquer mensagem pelo EmailProspector, nenhum anexo é salvo e consequentemente, nada será ou poderá ser infectado. Os arquivo baixados também não são visualizados pois tratam-se de mensagens operacionais e desta forma é evitado a execução de scripts que possam instalar algum software espião ou trazer maiores consequências para o seus dados armazenados.

Backup em Rede

Muitas empresa, ao gerenciarem uma rede, possuem o seu próprio software de backup de uso restrito aos seus usuários e administradores. Não há nenhuma restrição quanto ao uso deles em vez do serviço de backup já embutido no próprio EmailProspector. Você deve apenas configurar para o backup ocorrer em toda a pasta de instalação do programa. Nada é gravado fora dela.

A única ressalva que fazemos sempre é para você não esquecer de fazer o backup !

Vários usuários usando o EmailProspector
Na versão atual (2.x) não é possível que vários usuários usem o EmailProspector ao mesmo tempo. Em outras palavras, ele é software monousuário. Estamos preparando uma versão especial para o mercado corporativo que permitirá o uso simultâneo por diversas pessoas ao mesmo tempo das listas e outros recursos oferecidos pelo EmailProspector.

Maiores informações sobre estes tópicos podem ser encontrados no Help do produto.

Retornar para página principal | Início